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O uso do Marketplace como estratégia para negócios na indústria têxtil

A transformação digital trouxe várias mudanças para as indústrias, com fortes impactos na economia. Isso porque a produção passou a ser otimizada por novas tecnologias, que facilitam a prospecção de clientes, inovando todos os segmentos do mercado, inclusive a indústria têxtil. Nesse contexto, a venda de produtos pela internet facilita a abertura de negócios B2B, graças à evolução do e-commerce e do Marketplace.

Quer aplicar estratégias a um Marketplace da indústria têxti? Você está no lugar certo!

Nós desenvolvemos este texto para mostrar como a utilização desses mercados virtuais são uma ótima opção para o seu caso. Então, fique atento e confira o conteúdo completo!

Como a transformação digital impactou a indústria têxtil?

Devido às transformações tecnológicas advindas desde o início do novo milênio, houve uma certa revolução digital em todos os setores da economia. Desde então, a sociedade foi alterada quanto ao modo de agir, sendo que hoje é impossível não ter em mãos algum dispositivo eletrônico.

Durante esse mesmo período, a indústria teve que se adaptar às mudanças da nova era para acompanhar o avanço da civilização. No contexto atual, estamos na quarta revolução industrial, onde o protagonista passa a ser a internet, que permite um rápido acesso à informação e uma comunicação instantânea.

Assim, desde as primeiras mudanças industriais, o setor têxtil talvez tenha sido um dos mais beneficiados pela inovação tecnológica. Atualmente, é possível obter um conhecimento científico avançado para o emprego de novos materiais, serviços e técnicas de gestão, sem mencionar os canais comerciais que são o foco deste texto.

Podemos afirmar que, a praticidade de comunicação entre as empresas e o consumidor faz com que os cliente fiquem mais à vontade no momento de fechar negócio, o que garante a sua fidelização.

Além disso, a migração digital faz com que o comportamento de compra do consumidor favoreça as vendas on-line, causando grande embate entre o comércio físico e digital.

Assim, a expansão do mercado se dá por meio da aproximação do cliente, que prefere comprar pela internet, disponibilizando dados sobre o seu perfil de consumo.

O novo comércio eletrônico é impulsionado pelo comportamento de compra do cliente, que sofreu grandes modificações, principalmente, após a pandemia. Agora, essas mudanças remodelaram todo o panorama do comércio no âmbito do varejo e da manufatura.

As novas tecnologias conseguem, cada vez mais, customizar a linha de produção, exatamente porque os consumidores exigem uma experiência de compra personalizada. Isso vale para o momento da venda, estilo do produto ou mesmo a embalagem.

Esse panorama tecnológico permite maior interação com o consumidor, proporcionando uma grande oportunidade de customização dos produtos e serviços. Além disso, a conexão em linha direta com o cliente é uma oportunidade única para lucrar mais, gerar fidelização e dados inteligentes sobre as compras.

Quais as principais tendências dessa transformação?

O setor têxtil tem muito a se beneficiar com as novidades da transformação digital. A seguir estão as principais tendências dessa transformação. Confira!

Crescimento do e-commerce

A transformação digital acelerada pela pandemia fez com que as janelas do e-commerce fossem abertas para a indústria têxtil, que cresceu bastante durante o período.

O Brasil apresenta a maior cadeia de produção integrada da indústria têxtil no Ocidente, o que ocasiona um grande conglomerado de produtos que devem ser comercializados e gera dificuldades de revenda das mercadorias.

Entretanto, é exatamente nesse contexto que entram em cena os benefícios do e-commerce. Ele facilita a reposição de estoque e o envio da mercadoria ao cliente, além de gerar dados sobre as vendas.

Por meio dos canais digitais é que se torna possível a integração das vendas, diminuição dos custos de operação, ativação de cliente inativos, além de ampliar a abrangência da área de influência da marca.

Isso faz com que os produtos possam ser confeccionados após a confirmação da compra, descongestionando os estoques de mercadorias têxteis.

Expansão para o mercado B2B

A expansão do e-commerce também favorece o universo do B2B, pois o mercado de vendas online também pode representar a movimentação de matéria prima que servirá para abastecer os novos pedidos.

Trata-se de uma ótima notícia para a indústria!

Isso porque com a customização dos pedidos e a fabricação sob demanda geram redução de custos, aumento de vendas e descongestionamento dos estoques.

Agora, os próprios fornecedores de matéria prima poderão fazer negócio com as empresas que fabricam e revendem as mercadorias de uma maneira muito mais prática. Esses benefícios são sinônimos de excelência da produção, por meio de um ambiente totalmente online.

Surgimento de novos Marketplaces

O novo modelo de vendas pela internet apresenta uma grande oportunidade para a atuação dos Marketplaces. Isso acontece devido a facilidade de criação de lojas virtuais próprias, fornecimento da cadeia de suprimento e ambiente centralizado de vendas.

Na prática, os Marketplaces funcionam como um tipo de shopping virtual, onde diversas marcas podem se reunir para comercializar as mercadorias em um ambiente centralizado.

Assim, cabe aos administradores dos Marketplaces fomentar o crescimento do fluxo de visitantes que apresentem o perfil de consumo das suas lojas participantes.

Já existem, no Brasil, um grande número de Marketplaces, onde figura o Mercado Livre, talvez, como o mais famoso deles. Os vendedores que participam dessa modalidade anunciam suas mercadorias e pagam uma comissão em função da intermediação do negócio.

Como usar estrategicamente e vender mais com um Marketplace?

Utilizar Marketplaces para as vendas é uma das melhores práticas que visam impulsionar o seu negócio. Eles geram rapidez, escalabilidade e segurança, apresentando-se mais fortes a cada dia que passa e consolidando raízes no mercado como um modelo lucrativo de vendas.

Confira a seguir as principais estratégias da indústria têxtil para vender mais com Marketplaces!

Planeje o seu negócio

Antes de navegar pelo mar de vendas dos Marketplaces, você deve ter planejado bem o seu negócio. O bom planejamento é fundamental para ter sucesso nesses canais, além de um estudo aprofundado de mercado.

Portanto, você deve selecionar seus produtos de acordo com a movimentação de estoque entre as lojas físicas e virtuais, de uma maneira a favorecer a sua logística.

Durante o planejamento também é necessário verificar o seu nicho de atuação e se ele tem a ver com o Marketplace que você deseja entrar. Verifique se é uma boa estratégia anunciar tanto em canais mais gerais quanto em plataformas específicas.

Otimize a logística

A logística é outra peça fundamental do processo. Antes de partir para as vendas online você deve verificar se essa parte está de funcionando bem. Cada Marketplace tem regras específicas sobre as entregas, então, veja se o seu negócio está adequado a cada uma delas.

Organize o estoque

Dando prosseguimento ao tópico anterior, manter o estoque organizado é uma questão imprescindível para conseguir um bom desempenho de vendas em marketplaces.

Anunciar em novos canais significa, naturalmente, um aumento da demanda dos produtos oferecidos e você necessita estar pronto para esse desafio.

Assim, você deve pensar em toda a cadeia de suprimento, incluindo fornecedores de matéria-prima, e tudo o que for necessário para fazer com que a disponibilidade dos produtos esteja em dia.

Defina o seu público-alvo

Estudar o mercado também envolve conhecer o seu público-alvo. Assim, é importante considerar em quais canais de online ele está inserido. Observe se o público tem mais costume de utilizar as redes sociais para comprar ou se ele faz pesquisas no Google. Procure saber também das preferência e prioridades dos consumidores.

Utilizar os questionamento citados para traçar o perfil do público é essencial. Lembre-se também de buscar pelo maior número de informações possível para ter uma chance positiva de assertividade sobre suas respectivas características.

Você acabou de aprender tudo sobre transformação digital na indústria têxtil e já sabe como desenvolver estratégias para vender mais em Marketplaces. Portanto, não se esqueça das nossas dicas e impulsione agora mesmo as suas vendas!

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Sources

https://fcem.com.br/noticias/entenda-como-funciona-a-industria-textil-na-era-da-transformacao-digital/
https://www.fespabrasil.com.br/en/noticias/tendencias-e-oportunidades-do-mercado-textil-digital-como-esta-o-futuro
https://marketplus.com.br/os-segmentos-textil-e-moveleiro-ja-contam-com-um-marketplace-b2b/
https://www.fastchannel.com/blog/industria-textil-ecommerce-b2b/
https://marketplus.com.br/os-segmentos-textil-e-moveleiro-ja-contam-com-um-marketplace-b2b/
https://marketplace.anymarket.com.br/canais-de-venda-online/5-estrategias-fundamentais-para-vender-em-marketplaces/

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